SÉRIE 1: API American Petroleum Institute – Carros de passeio – Essa especificão que define o nível de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Para carros de passeio, temos hoje os níveis API SL, SM e SN (Brasil). O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
SÉRIE 2: API American Petroleum Institute = Para motores a diesel, a classificação no Brasil é atualmente API, CJ-4, CI-4, CH-4.A letra “C” significa comercial (commercial) e também compression ignition; a outra letra define o desempenho.O API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissões mecânicas.
SAE, ISSO, API, ACEA, JASO, NMMA,CMMC: São siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas para a classificação dos lubrificantes, de acordo com o seu uso. Para que o consumidor possa identificar se o óleo atende às exigências de seu equipamento, basta consultar o seu manual.
Fonte: Menzoil